ArtigosNotícias

Manuscritos achados no Afeganistão confirmam….

Para onde foram as dez tribos exiladas de Israel ? 

Essa é uma questão sem resposta definitiva até hoje, mas há muitas teorias e conjecturas que aparecem de tempos em tempos.

Uma delas é  que, uma parte das tribos se instalou no Paquistão e Afeganistão com descendentes habitando a região até hoje.

O site http://www.itribe.us/  dedicado a descobrir comunidades perdidas e reunir seus descendentes,  fez uma pesquisa com aproximadamente 100  pashtuns no Afeganistão .

Mas quem são os pashtuns ? 

Os Pashtuns são o maior grupo étnico do Afeganistão,  chegando a ser quase metade da sua população e também o segundo grupo étnico do Paquistão. Eles ocupam essa região há milhares de anos. 

Nessa pesquisa eles descobriram que a maioria dos avós dos pesquisados os chamavam de  “Bani Israel”, que significa os “Filhos de Israel”.

Descobriram também muitas semelhanças em rituais, leis  e costumes.

 A lei seguida chama-se “Pashtunwali”  parecida com a lei de Moisés. Hoje a maioria é muçulmana, mas quando há um choque com o “Pashtunwali” é a sua lei que prevalece.

Até hoje circuncidam as crianças no 8º dia  , mantém o  casamento em levirato e acendem velas na noite de sexta-feira.

Outra semelhança são os nomes das tribos Pashtun,  Rubeni, Gadi, Ashuri, Efridi, Shinwari, Lewani e Yousefzai, que se parecem claramente com as tribos de Ruben, Gade, Aser, Efraim, Simeão,Levi e José. 

“E o mais incrível disso tudo, a família real do Afeganistão tem suas origens na linhagem do rei Saul da tribo de Benjamin. “   

Ken Blady é um escritor judeu que vive nos EUA e escreveu o livro “Comunidades Judaicas em Locais Exóticos”, onde ele fala sobre os judeus que viveram no Afeganistão.

Ken explica que os judeus estão no Afeganistão desde os tempos bíblicos. 

Não é possível afirmar, mas em sua pesquisa o autor  confirma a possibilidade deles terem chegado na região na dispersão das “Dez Tribos de Israel” quando da destruição do Primeiro Templo.

Até agora o que vimos foram teorias e suposições baseados em pesquisas e tradições daquela região e de Israel, que a milhares de anos se pergunta onde foram parar as “ Dez Tribos de Israel”.

Em 2011 a Biblioteca Nacional de Israel soube de manuscritos encontrados em cavernas no Afeganistão.

Anos depois a Biblioteca adquiriu os documentos, entre eles,  cartas de famílias e manuscritos em judaico-persa, vários documentos comerciais e provavelmente o mais importante, uma página de comentários  sobre o Livro de Isaías pelo rabino e filósofo do século X Saadia Gaon.

Comprovada a autenticidade, comprova-se também a história de  judeus que viveram e descendentes vivem nesta região há milhares de anos, o que confirma mais ainda a tradição de pelo menos uma parte das “ Dez Tribos de Israel “ instalaram-se no Afeganistão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *