Artigos

Quanta Netflix é muita Netflix ?

Na era digital, essa é uma questão que todos enfrentamos o tempo todo, e é uma questão com implicações para nossos relacionamentos.                 

É um dilema enfrentado por uma jovem que ouve o podcast e nos escreve hoje.   

“Olá, Pastor John e Tony – obrigado pelo podcast!
Tenho aprendido muito sobre a consciência ultimamente e como algumas coisas me afetam em vários graus em comparação com outros cristãos.                             

Mas tenho dificuldade em praticar as minhas convicções de fé às configurações de grupo/família. Especificamente, assistir televisão constantemente e jogar videogame sendo adulta é um peso na minha consciência.                   

Estas são as coisas que minha família, com quem ainda vivo, e meus amigos mantêm como parte de seu estilo de vida diário.           Se eu ouvir minha consciência e não participar, meu tempo com eles é muito reduzido. Mas se eu participar, o peso em minha consciência me traz grande sofrimento.           

Eu converso com eles, mas não chego a lugar nenhum porque não é um problema claro de pecado. Então, como posso viver em um espaço que não compartilham minha fé, com amor e graça e especialmente quando se trata de telas (TV, computador, Smartfone etc.) ? ”

Eu suspeito que na era tecnológica moderna em que entramos, especialmente uma era de entretenimento visual sempre presente, criado dentro da estrutura de uma visão de mundo que ignora ou é hostil a Deus, eu suspeito que neste novo mundo saturado de entretenimento;

  • a busca da pureza de coração ( 1 Timóteo 1: 5 ),
  • possuindo a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16),
  • estabelecendo nossas afeições nas coisas que estão acima (Colossenses 3: 1-2     
  • sendo renovados no espírito de nossos pensamentos ( Efésios 4:23 ),                         
  • sendo transformado em nossas emoções, mantendo nossas vidas imaculadas da pecaminosidade do mundo ( Tiago 1:27 ),                                                               
  • acumulando tesouros no céu e não na terra ( Mateus 6: 19–20 ),                                       
  • mantendo uma visão clara da luz do evangelho da glória de Cristo ( 2 Coríntios 4: 4 ),                           
  • desfrutando da comunhão diária do Filho de Deus ( 1 João 1: 3 ),                                              
  • tendo os olhos de nossos corações iluminados para saber qual é a esperança de nosso chamado, as riquezas da glória de nossa herança e a imensurável grandeza do poder de Deus para com os crentes ( Efésios 1: 18-19 ),            
                                                                                                                                                           
  • o sabor da era por vir ( Hebreus 6: 5 ),
                                                                                                                                           
  • liberdade dos desejos dos olhos e dos desejos da carne e da soberba da vida              ( 1 João 2:16 ),
                                                                                                                                                           
  • o poder do Espírito em nosso ser interior ( Efésios 3:16 ),
                                                                                                                                                     
  • uma visão clara da largura, comprimento, altura e profundidade do amor de Cristo ( Efésios 3: 17-18 ),
  • o desfrute de toda a plenitude de Deus ( Efésios 3:19 ),

Eu suspeito que neste novo mundo de tempo de tela incessante – seja TV widescreen ou computador ou tablet ou smartphone – com todos esses aparelhos será um desafio ser um cristão de verdade.


Exigirá uma espécie de recuperação radical do antigo compromisso da igreja primitiva, de ser mais intencionalmente desvinculado dos padrões do mundo, especialmente os padrões de entretenimento, por causa do desfrute eterno da grandeza de Cristo.

Perdido no entretenimento sem Deus

Por décadas, a maioria dos cristãos simplesmente caiu nos braços dos padrões do mundo na maneira como passamos nossas noites e fins de semana, com exceção de algumas horas para a igreja no domingo.

A princípio, essa tendência parecia inofensiva porque havia uma superioridade entre a visão de mundo supostamente cristã e os produtos dos impérios da mídia e do entretenimento.

“Para ser um verdadeiro cristão nos dias que virão, será necessário o compromisso de ser mais intencionalmente desvinculado dos padrões de entretenimento do mundo”.

Essa superioridade não foi tão grande quanto pensávamos, pelo menos, acho que realmente estraguei tudo quando era criança e não vi.

Era um cristão superficial, pois muitos tabus na cultura ainda eram compartilhados com os cristãos, mas Deus estava ausente.

E mal notamos, muito menos ficamos com o coração partido ou ofendidos. Mas agora essa superioridade superficial da cultura da cristã e da cultura da mídia é muito pequena.

E a grande maioria dos programas e filmes são completamente vazios, não apenas de Deus e de Cristo e quaisquer defensores dignos de sua grandeza ou justiça, mas também cada vez mais vazios de qualquer restrição à celebração do pecado.                                   

O pecado é consistentemente desestigmatizado e normalizado naquilo que os cristãos assistem com prazer.

E ainda, embora essas mudanças tenham acontecido, a maioria dos cristãos não alterou seu padrão de imersão nessa cultura de entretenimento para seu próprio prazer.

Portanto, milhões de cristãos ficam satisfeitos com o entretenimento que omite Deus, negligencia a Cristo, centrado no homem, exaltando o ego, estimulando sexualmente e normalizando o pecado, noite após noite.

O efeito disso é uma igreja que cada vez mais absorve as intuições, os instintos, os reflexos, as preferências, e os desejos do mundo.

A igreja que regularmente faz do mundo a fonte de seu relaxamento e prazer deve se tornar uma igreja mundana.

É uma igreja mundana é uma igreja sem poder.   

Não experimentará a plenitude do Espírito Santo e ousadia na oração e coragem no testemunho e prontidão para o sacrifício pela salvação das pessoas perdidas e pela exaltação de Cristo.

Você não pode sentir o coração partido por pessoas perdidas quando gosta, noite após noite, de ser entretido por elas em sua perdição.

É por isso que eu disse que ser um verdadeiro cristão nos dias que virão exigirá uma espécie de recuperação radical do antigo compromisso da igreja primitiva de ser mais intencionalmente separado dos padrões do mundo, especialmente os padrões de entretenimento.

Desapego Radical

Eu acredito que Deus levantará uma geração que estará tão emocionada com o que eles ganham em Deus e Cristo e salvação e o caminho da justiça e os sacrifícios de amor que eles não serão intimidados pelas acusações de que eles são um novo tipo de fundamentalista.

Eles vão recuperar com alegria e com seriedade as palavras do apóstolo Paulo quando disse:

“Que acordo tem o templo de Deus com os ídolos ?”

Pois nós somos o templo do Deus vivo; como Deus disse,

“Farei minha morada entre eles e andarei entre eles
e serei o seu Deus e eles serão o meu povo.                                                                     

Saia, pois, do meio deles e separe-se deles, diz o Senhor,
e não toque em coisa impura; então te darei as boas-vindas,
e serei um pai para você e vocês serão meus filhos e filhas,
diz o Senhor Todo-Poderoso. ” ( 2 Coríntios 6: 16-18 )

A recuperação desse tipo de desapego radical do vazio do mundo não será em si mesma.                             

Não cometeremos o erro de pensar que a separação por causa da separação é uma virtude que exalta a Cristo. Não é. Diremos não em nome do glorioso e satisfatório sim.

Diremos não, a sermos crianças devido ao espetacular privilégio de sermos filhos e filhas do Senhor Deus Todo-Poderoso.

Diremos não à excitação insatisfatória de curto prazo de nossos desejos por causa da profunda, profunda satisfação de saborear Cristo e servi-lo com a convicção de que “é mais bem-aventurado dar do que receber” ( Atos 20:35 )

Diremos não aos desejos da carne e aos desejos dos olhos e ao orgulho da vida porque estamos em busca de algo muito mais profundo, elevado, mais rico, mais completo e duradouro do que qualquer entretenimento secular pode oferecer.

Concentre-se nas coisas do alto

Isso não será fácil.
A jovem que escreveu esta pergunta está nos mostrando contra o que estamos lutando.

Milhares de cristãos simplesmente preferem assistir TV e jogar videogame. Eles ainda não estão acordados para o que está acontecendo com eles.

E o fato de que ficariam ressentidos com o descontentamento de alguém com seu padrão de entretenimento é simplesmente mais uma evidência de como eles se tornaram profundamente saturados com o espírito da época.

Meu conselho simples para esta jovem é que ela agradeça a Deus pela direção que sua consciência está apontando, e que ela coloque todo o seu foco em cultivar um grande e glorioso sim a Deus e seu reino e sua retidão e suas promessas e sua comunhão.

Então, seja o que for que ela fale e viva com sua família, isso apontaria principalmente para um grande e melhor sim : a glória de Cristo.               

Você não vai se arrepender, e nem eles, se as palavras de Paulo se tornarem sua paixão.

Se então você foi ressuscitado com Cristo, busque as coisas que são de cima, onde Cristo está, sentado à destra de Deus. Concentre-se nas coisas que estão acima, não nas coisas que estão na terra. ( Colossenses 3: 1-2 )

Os prazeres encontrados neste caminho são maiores e duram para sempre.

O Autor deste artigo é o Pastor John Piper ( @JohnPiper ) é fundador e professor do desiringGod.org e chanceler do Bethlehem College & Seminary. Por 33 anos, ele serviu como pastor da Igreja Batista Bethlehem, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros , incluindo Desiring God: Meditations of a Christian Hedonist e, mais recentemente, Providence . Este artigo tem seu original no site https://www.desiringgod.org/interviews/how-much-media-is-too-much-media?utm_campaign=Daily+Email&utm_medium=email&_hsmi=140308355&_hsenc=p2ANqtz-_321t34GJrzFz9qOoxs8YBtRyhg5Y_nu5jm9f2LrU7dw8AvdlceL7KoAGs2mG-IJa9nAuUKq4rvhCkebf95FsNUc4FDg&utm_content=140308355&utm_source=hs_email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *