Artigos

Pandemia, Oração, Fé e a Igreja

Março de 2019 foi o mês de maior pesquisa no Google pelo termo “Oração”, e isso não aconteceu somente no Brasil e sim praticamente no mundo todo.

Até mesmo na Dinamarca dito país menos religioso do mundo, as pesquisas por oração cresceram.

Outra pesquisa que cresceu 266% foi o Termo “Missas” no Youtube.
Essas pesquisas mostram o quanto numa situação difícil o ser humano busca a religião, a fé, a igreja para se apoiar e diminuir a sua dor.

Praticamente todas as religiões tiveram um aumento na procura por orações, cultos, missas, aconselhamento e demais atividades, mesmo com a abertura física das igrejas proibida em alguns Estados, uma boa parte conseguiu prestar algum atendimento, como cultos online, orações por telefone e até whatsapp usaram.

Igreja em Ação

Um exemplo desse trabalho é a Igreja do pastor Ariovaldo Ramos a Comunidade Cristã Reformada, que vendo o crescimento dos pedidos de ajuda se associou à outros grupos evangélicos ou não, para distribuir cestas básicas.

Outra preocupação do Pastor Ariovaldo, é o que acontecerá com os necessitados, desempregados quando a pandemia acabar e o auxílio emergencial também, que política pública será implementada para assistir essas pessoas.

A igreja Universal tem um trabalho social de longa data, atendendo moradores de rua, presídios, hospitais, centros de recuperação e Comunidades Carentes em todo Brasil.

São mais de 220.000 voluntários que distribuiram mais de 400 mil toneladas de alimentos.

Federação Luterana Mundial (FLM) faz Pesquisa sobre Impacto da Pandemia na Igreja.

Marissa Camaddo diretora da FLM disse; “Onde um membro sofre, todos sofrem,” Com a suspensão dos cultos as igrejas passaram a Cultuar Online, com isso acabaram alcançando públicos diferentes dos usuais, buscaram as mídias sociais e outras estratégias para manter o contato com os membros.

Mas identificaram problemas também, pois muitas igrejas e membros de zonas rurais tiveram dificuldades com a internet, problemas com smartphones e membros que sem dinheiro escolheram o alimento em detrimento à internet.

A Pandemia também aumentou as desigualdades entre membros e igrejas, sobrecarregando os serviços sociais e diminuindo as contribuições, trazendo mais desafios para todos.

Opinião

Durante toda história da Igreja a função social sempre foi muito presente, seus seguidores , a maioria de pessoas necessitadas recebem o alimento físico e espiritual , a primeira Igreja em;

Atos dos Apóstolos 2 ;44,45 diz; ” Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos,segundo cada um tinha necessidade.”

Outra passagem bíblica sobre ajuda material está em Tiago 2;15,16   ” E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz aquetai-vos e fartai-vos ; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

Esses versículos são bem claros quanto o dever do cristão, da Igreja, de trabalharem para que a Igreja local tenha uma Ação Social e atendam principalmente aqueles necessitados da sua região.

A Igreja local deve ser um ponto de apoio à sociedade local, estando sempre aberta à ajudar seus vizinhos, comércio da região, moradores de rua e as famílias da fé.

Tal trabalho é importantíssimo, pois além de dar esse atendimento e prover necessidades básicas dos necessitados, a Igreja dá um verdadeiro Testemunho Cristão e Glorifica o Nome de Jesus perante toda cidade.

E como fruto desse trabalho veremos o mesmo que em Atos 2;47 ” Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar.”

Fontes: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598028-pandemia-aumenta-buscas-do-topico-oracao-na-internet
https://www.lutheranworld.org/news/being-church-times-covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *