ArtigosNotícias

Quatro dicas para ter esperança durante tempos incertos

A vida nem sempre é como queremos que seja. Tudo o que precisamos fazer é olhar as manchetes para ver que vivemos em tempos muito incertos. O trabalho que pensávamos ser seguro pode não estar lá amanhã. 

Sempre há algum desastre natural em algum lugar. E as pessoas parecem ser mais cruéis do que gentis.

É fácil cair em uma espiral negativa de dúvida e ansiedade. Como você permanece esperançoso e positivo quando ao seu redor tudo o que você vê são mensagens negativas e medo?

Esteja aqui agora

Concentrando-se no presente, você achará mais fácil dar um passo para trás e agir como um observador. 

Ao praticar a atenção plena, você verá que pode desfrutar das coisas simples da vida, não importa o quão ruim as coisas possam parecer. 

Tomar um café ou um chá observando as pessoas ao seu lado se houver, tentar entender o que move essas pessoas a serem o que são. Isso pode te ajudar a entender que outras pessoas também passam por problemas e incertezas.

Contemplar a natureza de um parque ou até mesmo uma praça, isso nos ajuda a nos desligar um pouco e com isso manter o equilíbrio.  

Todas as preocupações e medos do desconhecido podem desaparecer se você se concentrar no presente. Procure coisas em sua vida pelas quais você é grato.         A gratidão é uma boa ferramenta que nos faz lembrar das coisas boas que tivemos ou vivemos. 

Procure maneiras de demonstrar compaixão e empatia

Espalhar a esperança precisa começar de algum lugar. Comece com a única pessoa que você pode controlar, você mesmo. 

Ao procurar oportunidades de retribuir por meio de atos aleatórios de bondade, você se torna um exemplo para que os outros façam o mesmo. 

Seu coração compassivo e sua capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa serão o guia para as pessoas ao seu redor. E mesmo que não seja, você terá pelo menos mudado um coração – o seu. 

Faça algo

A pessoa sem esperança fica estagnada, preferindo se esconder do mundo. Se você acha que esse é o seu caso, é hora de se esforçar e entrar em ação, mesmo que não tenha vontade. 

Saia de casa. Ligue para um amigo e sugira um passeio ou vá sozinho. Encontre um espaço verde em algum lugar, porque esses lugares foram planejados para criar calma e contentamento para aqueles que passam até mesmo alguns minutos lá. 

O objetivo é encontrar uma ação positiva e abraçá-la, seja ela qual for. Pegue o lixo, abrace uma criança, faça algo que o faça se sentir bem por dentro e aí você encontrará a esperança desabrochando.

É tão fácil ser pego na negatividade do mundo ao seu redor. Somente buscando ativamente a esperança você a encontrará. 

Tenha Fé

Toda atitude para mudar uma situação de desesperança, tristeza e até mesmo depressão é extremamente importante e com certeza você terá resultados.

Mas não podemos esquecer, que o homem e a mulher são seres compostos por corpo, alma e espírito e essas três partes precisam de atenção.

Quando temos uma fé em Deus, quando conhecemos o Deus que nos criou e que nos conhece desde o ventre, aí teremos também esperança de que tudo passará e as coisas irão melhorar.

O Salmo 119:81 diz “ Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra depositei a minha esperança.” , sim o salmista depositou a esperança na palavra de Deus, ou seja, a bíblia Sagrada.

Na Bíblia conhecemos a história da humanidade e conhecemos também o seu criador, que nos ensina que somos seu povo e temos sua proteção, cuidado e salvação.

Por ser Deus Ele não mente, Ele é fiel e cumpre as suas promessas. Assim como o salmista, devemos depositar N’Ele a nossa esperança.

E quando conhecemos esse Deus através da bíblia e começamos a ter experiências com Ele, nossa esperança não será mais  na quantidade de dinheiro que temos guardado ou confiar em homens ou mulheres que são falhos como nós.

Aí  você  viverá o que diz o Salmo 146:5, “ Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *