Para onde foram as dez tribos exiladas de Israel ?
Essa é uma questão sem resposta definitiva até hoje, mas há muitas teorias e conjecturas que aparecem de tempos em tempos.
Uma delas é que, uma parte das tribos se instalou no Paquistão e Afeganistão com descendentes habitando a região até hoje.
O site http://www.itribe.us/ dedicado a descobrir comunidades perdidas e reunir seus descendentes, fez uma pesquisa com aproximadamente 100 pashtuns no Afeganistão .
Mas quem são os pashtuns ?
Os Pashtuns são o maior grupo étnico do Afeganistão, chegando a ser quase metade da sua população e também o segundo grupo étnico do Paquistão. Eles ocupam essa região há milhares de anos.
Nessa pesquisa eles descobriram que a maioria dos avós dos pesquisados os chamavam de “Bani Israel”, que significa os “Filhos de Israel”.
Descobriram também muitas semelhanças em rituais, leis e costumes.
A lei seguida chama-se “Pashtunwali” parecida com a lei de Moisés. Hoje a maioria é muçulmana, mas quando há um choque com o “Pashtunwali” é a sua lei que prevalece.
Até hoje circuncidam as crianças no 8º dia , mantém o casamento em levirato e acendem velas na noite de sexta-feira.
Outra semelhança são os nomes das tribos Pashtun, Rubeni, Gadi, Ashuri, Efridi, Shinwari, Lewani e Yousefzai, que se parecem claramente com as tribos de Ruben, Gade, Aser, Efraim, Simeão,Levi e José.
“E o mais incrível disso tudo, a família real do Afeganistão tem suas origens na linhagem do rei Saul da tribo de Benjamin. “
Ken Blady é um escritor judeu que vive nos EUA e escreveu o livro “Comunidades Judaicas em Locais Exóticos”, onde ele fala sobre os judeus que viveram no Afeganistão.
Ken explica que os judeus estão no Afeganistão desde os tempos bíblicos.
Não é possível afirmar, mas em sua pesquisa o autor confirma a possibilidade deles terem chegado na região na dispersão das “Dez Tribos de Israel” quando da destruição do Primeiro Templo.
Até agora o que vimos foram teorias e suposições baseados em pesquisas e tradições daquela região e de Israel, que a milhares de anos se pergunta onde foram parar as “ Dez Tribos de Israel”.
Em 2011 a Biblioteca Nacional de Israel soube de manuscritos encontrados em cavernas no Afeganistão.
Anos depois a Biblioteca adquiriu os documentos, entre eles, cartas de famílias e manuscritos em judaico-persa, vários documentos comerciais e provavelmente o mais importante, uma página de comentários sobre o Livro de Isaías pelo rabino e filósofo do século X Saadia Gaon.
Comprovada a autenticidade, comprova-se também a história de judeus que viveram e descendentes vivem nesta região há milhares de anos, o que confirma mais ainda a tradição de pelo menos uma parte das “ Dez Tribos de Israel “ instalaram-se no Afeganistão.